Click here for search results

Site Tools

Denunciar suspeita de fraude ou corrupção

Available in: English, Español, 中文, русский, العربية, Français

Três formas de comunicar uma preocupação:

Enviar um Formulário de Queixa sobre Integridade (i)

Ligar para: 1 -202 -458-7677

Ou fazer o download gratuito do Integrity App (i)


A INT pode ajudar-me com as minhas preocupações?

Se tiver uma alegação que envolva possível fraude, corrupção, conluio, coerção e obstrução de projetos financiados pelo Banco Mundial e/ou contra o pessoal do Banco Mundial, a Vice-Presidência de Integridade do Banco Mundial (INT) o poderá ajudar a abordar as suas preocupações.Clique aqui para obter definições e exemplos. (i)


Como posso apresentar uma queixa?

O Formulário de Queixa sobre Integridade é a melhor forma de apresentar uma queixa à INT. Ao clicar no link do Formulário será levado a um website terceirizado seguro e confidencial, administrado pela INT. Precisará fornecer informação básica sobre as suas alegações e um resumo detalhado das suas preocupações. Estão disponíveis “Questões sobre Orientação” para o ajudar a preencher o Formulário. Tem também a opção de enviar pela Internet documentos de apoio depois de apresentar o Formulário.

As nossas hotlines e/ou o App podem ser usados para fornecer informação à INT, conforme apropriado.

Para contactar directamente os escritórios da INT em Washington, D.C., ligue para (+1) 202.458.7677


Por que preciso comunicar uma preocupação?

Como as nossas investigações baseiam-se principalmente nas alegações recebidas, é extremamente importante que as pessoas envolvidas nas actividades apoiadas pelos fundos do Grupo Banco Mundial tomem a iniciativa de comunicar as suspeitas de fraude ou corrupção.


Quando posso esperar uma resposta?

Receberá uma resposta automatizada com um número de referência ao utilizar o Formulário de Queixa sobre a Integridade e o App da Integridade. Será fornecido ao usuário um número de referência quando entrar em contacto com a nossa hotline.

Se a sua comunicação disser respeito à fraude, corrupção, conluio, coerção e obstrução envolvendo projetos financiados pelo Banco Mundial ou o pessoal do Banco Mundial, um funcionário da INT entrará em contacto consigo utilizando a informação de contacto que forneceu..

Posso permanecer anónimo?

Sim. O Banco Mundial examinará a sua queixa mesmo se desejar permanecer anónimo. No entanto, deverá também fornecer à INT pelo menos um endereço de e-mail para entrar em contacto consigo, caso se necessite de informação adicional ou esclarecimento.


A minha comunicação é confidencial?

Sim. Todas as informações fornecidas à INT são confidenciais. Não divulgaremos informação que possa revelar a sua identidade sem o seu consentimento, salvo se o Banco Mundial for obrigado a fazer isso por lei.


Taxa inicial por Esquemas de Fraude

O nome do Banco Mundial é frequentemente usado como parte dum esquema ilícito conhecido como Taxa Inicial por Fraude. Se receber uma mensagem com um ou mais dos seguintes dizeres, tenha presente que pode ter sido vítima dum esquema de fraude AFF:

— Você ganhou alguma coisa e o seu prémio em dinheiro é uma conta com suposta afiliação ao Banco Mundial;

— Você vai receber uma herança em dinheiro que pode ser sacado duma conta com suposta afiliação ao Banco Mundial;

— Uma pessoa ou organização que afirma ser afiliada ao Banco Mundial está a solicitar dinheiro, detalhes pessoais e/ou informação bancária em troca dum emprego, empréstimo pessoal, cartão de ATM/cartão de crédito, etc.

O Banco Mundial não envia esse tipo de mensagem. Para proteger a si mesmo, NÃO responda a essas mensagens. NÃO envie os seus detalhes bancários, informação pessoal nem qualquer dinheiro a alguém que afirme ser do Banco Mundial. O Banco Mundial não pode ajudá-lo a recuperar nenhum dinheiro perdido.

Se crer que talvez tenha sido vítima de esquemas de fraude AFF, entre em contacto com as suas autoridades locais. Aprenda mais. (i)
Outras preocupações

Pedidos de informação sobe projectos, documentos e dados, estatísticas e publicações. Consultar Acesso à Informação. (i)

Para oportunidades de emprego visite www.worldbank.org/jobs. (i)

Verificação de emprego para funcionários do Grupo Banco Mundial: contactar o Centro de Serviços de Recursos Humanos do Banco Mundial pelo telefone 202-473-2222 ou hrservicecenter@worldbank.org.




Permanent URL for this page: http://go.worldbank.org/MS06SHSB50