A Política do Banco Mundial sobre Acesso à Informação

O que é a Política do Banco Mundial sobre Acesso à Informação?

A Política do Banco Mundial sobre Acesso à Informação estabelece uma mudança pioneira a respeito da forma como o Banco Mundial disponibiliza a informação ao público. Agora mais do que nunca,  o público pode  acessar informações sobre projetos em preparação, projetos em implementação, atividades analíticas e de assessoramento e trabalhos da Diretoria Executiva.

Inerente à nova política figura o princípio de que o Banco Mundial (ou mais precisamente o Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento e a Associação Internacional de Desenvolvimento) divulgará qualquer informação sob seu poder que não conste na  lista de exceções.

A política também inclui um processo claro para disponibilizar a informação ao público e um direito de apelação ao solicitante que considerar que lhe foi negado, de forma imprópria ou irrazoável, o acesso à informação ou se houver um caso de interesse público que invalide uma exceção que restrinja o acesso essa informação.

Como a política mudou?

Nos últimos 15 anos a política do Banco Mundial sobre divulgação da informação tem evoluído gradualmente. Até agora, o enfoque do Banco Mundial tem sido determinar o tipo de documento a ser divulgado. A nova Política do Banco Mundial sobre Acesso à Informação, em vigor a partir de 1° de julho de 2010, é uma mudança fundamental no enfoque do Banco Mundial para disponibilizar a informação ao público. Segundo a nova política, o Banco Mundial divulgará qualquer informação em seu poder que não conste de uma lista de exceções. Esta política posiciona o Banco Mundial como líder na transparência e responsabilização entre as instituições internacionais.

Perguntas Frequentes
Evolução das políticas de divulgação do Banco Mundial
 



Permanent URL for this page: http://go.worldbank.org/SUEG4AO2D0


© 2013 Grupo Banco Mundial, Todos os direitos reservados Legal